WhatsApp

Blog

Como estudar português para concursos públicos

Como estudar português para concursos públicos: por onde começar e como se planejar para alcançar a aprovação!

Estudar português para concursos públicos pode causar pânico em pessoas que se classificam como "pessoas de exatas". As principais queixas são a dificuldade de aceitar as flexibilidades gramaticais e textuais do idioma.

A língua portuguesa é uma das línguas mais complexas do mundo e, por isso, uma das mais temidas tanto para estrangeiros que desejam aprendê-la quanto para nativos que buscam aprovação em concursos e aprimorar alguns conceitos da língua.  

Aceitar a realidade de que você precisará dedicar-se nessa matéria para alcançar seus objetivos com certeza facilitará seu processo de aprendizagem. Ter em mente que tudo faz parte de um processo a fim de alcançar seus objetivos com certeza fará com que você avance em seus estudos. 


Dicas importantes para alcançar a aprovação em português para concursos públicos

Ao estudar português para concursos públicos é importante não se comparar com pessoas que retêm mais conhecimento do que você, todos começamos de um ponto inicial, respeitar sua trajetória e passar por ela é muito importante. 

O conhecimento é uma construção que insistimos diariamente, por isso, não tenha pressa para aprender todos os conteúdos de uma única vez. É completamente normal pautas desconhecidas causarem desespero e, com isso, desestabilizar o estudante deixando-o mais perdido por onde e como começar. Por isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

 


  • Faça um planejamento para acompanhar a sua evolução. Identifique seus postos fortes e seus pontos a melhorar, se conhecer é essencial para entender a melhor maneira de aprender;

 

  • A Morfologia pode ser o ponto de partida inicial para você começar, pois abrange as classes gramaticais e suas respectivas locuções. Após isso, continuar os estudos em sintaxe do período simples e composto também te ajudará a manter a lógica desse caminho;


  • Após os tópicos acima, transitar pela pontuação, crase, colocação pronominal faz parte de um bom planejamento;


  • Invista um pouco mais de tempo e dedicação em pontuação e concordância, pois geralmente são os conteúdos mais cobrados em concursos públicos de português;


  • Não esqueça das dúvidas mais comuns que surgem em nosso dia a dia, como por exemplo: os tipos de porquês, “através ou por meio”, “onde e aonde” etc;



  • Por fim, separar um ambiente tranquilo e organizado tornará o espaço mais propício à aprendizagem e melhor absorção dos conteúdos.

Como melhorar sua interpretação de texto

Outro ponto importantíssimo em estudar português para concursos públicos é a interpretação de texto. Muitas vezes, a matéria pode causar a sensação de ambiguidade e o concurseiro tende a se sentir confuso e não saber diferenciar alguns conceitos. 

Esse é um conhecimento que não será restrito a concursos, mas sim para sua vida. Uma boa comunicação entre o emissor e o receptor (seja ela verbal, oral ou escrita) depende do entendimento das possibilidades de interpretação daquela mensagem. Abaixo, seguem algumas orientações valiosas para se tornar um expert nesse quesito:

 

 

  • Faça paráfrases. Separe um texto de sua preferência, pontue as informações mais importantes e refaça o artigo com suas palavras, mas mantendo a ideia central;

  • Amplie seu vocabulário. Para isso, conte com o auxílio de um dicionário, leia diferentes tipos de gêneros literários ou até mesmo jogar a clássica “palavras cruzadas” pode ser um exercício divertido e eficaz;

 

  • Pratique o hábito da leitura de forma estratégica. O aconselhável é ler de duas maneiras: a primeira sendo uma leitura mais rápida com o propósito de identificar os pontos e ideia principal do texto. A segunda leitura consiste em pontuar possíveis sentidos para aquela frase, destrinchar uma frase para entender sua construção gramatical.

 

 


Saiba mais sobre os cursos preparatórios para concursos de português e muitas outras disciplinas da AFC Educação

Para alcançar o sucesso é preciso se preparar e consumir conteúdos de qualidade. A AFC Educação oferece os melhores conteúdos com professores altamente qualificados! 

Para conhecer mais, acesse nosso site.

Compartilhe este blog

  • Ajudando nossos alunos a alcançar seus objetivos

    AFC EDUCAÇÃO
    A AFC Educação é uma instituição privada de ensino conduzida por apaixonados pelo ensino e advogados, que pretendem colocar no mercado cursos diferentes dos já realizados, sem burocracia, com ideias novas e direcionados para a PRÁTICA, para o dia a dia dos alunos e da maneira como o conteúdo poderá ser aplicado na prática. Aliado a isso, aqui você tem contato direto com o professor, de maneira a ter o melhor aprendizado possível. A AFC Educação está localizada na cidade do Rio de Janeiro e proporciona aos seus alunos cursos nas mais vari...

Contato

  • Whatsapp: +55 (21) 971878964

Siga-nos

Ajudando nossos amigos a alcançar seus objetivos AFC EDUCAÇÃO
A AFC Educação é uma instituição privada de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro que proporciona aos seus alunos cursos nas mais variadas áreas: Concursos Públicos, OAB e Capacitação. Tem como principal objetivo ajudar seus alunos a alcançarem seus objetivos, conseguindo uma vaga ou proporcionando uma capacitação de forma a ampliar sua área de atuação no mercado, alavancando sua carreira.