WhatsApp

Blog

Como estudar matemática para concursos públicos?

Confira dicas sobre o que estudar para se sair bem na prova de matemática

Quando pensamos em prestar concursos públicos, as matérias fundamentais têm um peso muito grande. Por isso, saber como estudar matemática para concursos públicos pode ser de suma importância para a sua aprovação.

Algumas recomendações podem ajudar bastante no seu desempenho. Então, confira as principais dicas para conseguir uma ótima pontuação em matemática para concursos.

Entenda o que será exigido

Normalmente, os editais exigem o que é chamado de “matemática básica”. Então, de forma geral, serão abordados assuntos vistos no Ensino Fundamental como:

Soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, expressões numéricas;

Números primos;

Fatoração;

MDC (Máximo Divisor Comum) e MMC (Mínimo Múltiplo Comum);

Frações;

Números decimais;

Sistema métrico decimal;

Razão;

Proporção;

Divisão proporcional;

Regra de três simples e composta;

Porcentagem;

Equações de 1 º e 2 º grau;

Produtos notáveis;

Fatoração algébrica;

Área de figuras planas.

Muitas vezes, podem ser exigidos também os tópicos vistos no Ensino Médio, como por exemplo:

Noção de função;

Progressão aritmética e geométrica;

Probabilidade;

Análise combinatória;

Juros simples e compostos;

Matrizes e determinantes.

Para organizar seus estudos em cada um dos tópicos, é importante ter seu próprio plano de estudo, ou então fazer um curso à distância, com auxílio de um professor.

Matemática também exige interpretação de texto

É um engano pensar que ser bom em matemática é não se preocupar com o texto. Uma das partes fundamentais das questões de matemática é saber interpretar seus enunciados. Qualquer falha no entendimento do que é pedido, pode prejudicar você na prova de matemática para concursos.

Resolva muitos exercícios

Estudar matemática para concursos requer muito treinamento através de resolução de exercícios práticos. 

Embora seja importante revisar os temas na teoria, a prática de resolver questões certamente fará a diferença, pois fará você se adaptar ao estilo das questões, assim como aprender a identificar sutilezas (as famosas “pegadinhas”) e outros detalhes que podem melhorar seus resultados.

Muitas vezes, elaborar um plano de estudos e se organizar para estudar matemática para concursos sozinho pode ser muito difícil. Por isso, conheça os cursos de matemática para concursos públicos da AFC Educação. Nossos programas são 100% online, o que facilita sua rotina e ajuda você a obter a tão sonhada vaga.

Os cursos da AFC também contam com suporte direto com o professor. Acesse nosso site e saiba mais.

 

Compartilhe este blog

  • Ajudando nossos alunos a alcançar seus objetivos

    AFC EDUCAÇÃO
    A AFC Educação é uma instituição privada de ensino conduzida por apaixonados pelo ensino e advogados, que pretendem colocar no mercado cursos diferentes dos já realizados, sem burocracia, com ideias novas e direcionados para a PRÁTICA, para o dia a dia dos alunos e da maneira como o conteúdo poderá ser aplicado na prática. Aliado a isso, aqui você tem contato direto com o professor, de maneira a ter o melhor aprendizado possível. A AFC Educação está localizada na cidade do Rio de Janeiro e proporciona aos seus alunos cursos nas mais vari...

Contato

  • Whatsapp: +55 (21) 971878964

Siga-nos

Ajudando nossos amigos a alcançar seus objetivos AFC EDUCAÇÃO
A AFC Educação é uma instituição privada de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro que proporciona aos seus alunos cursos nas mais variadas áreas: Concursos Públicos, OAB e Capacitação. Tem como principal objetivo ajudar seus alunos a alcançarem seus objetivos, conseguindo uma vaga ou proporcionando uma capacitação de forma a ampliar sua área de atuação no mercado, alavancando sua carreira.