WhatsApp

Blog

O que é a estratégia do oceano azul na advocacia?

E o objetivo não é competir! Este é um ponto importante! O Objetivo é tornar a concorrência IRRELEVANTE!

O Oceano Azul simplesmente indica a AUSÊNCIA de concorrência, porque um agente do mercado achou para si um novo nicho, um novo espaço.

Esse é o pulo do gato: Achar um espaço em que ninguém ainda navega e faturar com isto, sem ter concorrentes!

O objetivo central da Estratégia do Oceano Azul é inovar no valor, tendo para isto um CUSTO menor. Sempre que se tem um mercado com alta competição, o custo operacional é sempre maior, pois os recursos estão sendo divididos entre os agentes deste mercado. Em um oceano azul, o custo operacional é mais baixo, pois há abundância de recursos não utilizados por potenciais concorrentes.

As margens de lucro no oceano vermelho são sempre menores, derivada, em princípio, por uma guerra de preços.

Vejam alguns exemplos de prospecção de mercado por grandes empresas, que criaram para si oceanos azuis:

1. Apple Computer: graças ao seu iPod conseguiu que 60% da indústria de reprodutores de música digital .

2. Ford: apresentou o modelo T, em 1908, valendo a metade do preço dos automóveis existentes à época em função do modelo de produção em série inovador então utilizado.

3. CNN: em 1980 começou a emitir notícias 24 horas por dia sete dias por semana. Virou referência até hoje.

4. Cirque du Soleil: inventou um novo tipo de espetáculo circense, que em menos de 20 anos produziu tanto lucro que um circo normal levaria 100 anos para conseguir.

5. Dell Computer Corporation: inventou um novo modelo de negócio para a indústria de computadores pessoais nos anos noventa.

As estratégias utilizadas por estas empresas foram bem-sucedidas porque elas se concentraram na inovação no valor para ultrapassar os concorrentes. Ao se inovar no valor, as empresas estão buscando diferenciação, ofertando produtos e serviços inexistentes no mercado a um CUSTO muito baixo, maximizando os lucros.

 

Aí vem a pergunta central desta publicação: é possível encontrar oceanos azuis no vermelho oceano da advocacia?

A resposta é sim! Existem oceanos azuis ainda a serem explorados!

Onde estão eles?

Antes de tratar disto vou explicitar para vocês uma firme convicção minha sobre o futuro para o mercado da advocacia. Consideram-na inclusive como um verdadeiro princípio para o mercado:

"Novos mercados para a advocacia vão surgir com cada vez mais constância nos próximos anos."

Por que digo isso?

Pelo simples fato de estarmos vivendo, como nunca antes na história, por um processo feroz de avanços tecnológicos, e avanços em todos os setores!

Cada avanço tecnológico gera um novo espaço. Cada abertura de mercado geram mais espaços.

A questão não é se convencer de que existam novos oceanos, e sim a de estar PRONTO quando um novo mercado surge.

Pronto e atento, pois é preciso também enxergar os movimentos para poder visualizar um novo oceano azul.

Logo, como premissas, é preciso sempre estar muito bem informado, ligado no que acontece no mundo, pronto para ingressar no oceano recém-visualizado e, claro, ter coragem para arriscar.

Essas são as premissas! Sem elas nada acontece!

E onde estariam hoje novos mercados para a advocacia?

Não tenho como, evidentemente, esgotar este tema, mas talvez apresentando alguns mercado que podem ser explorados, ou mesmo que sirvam de exemplo sobre como ter uma visão diferenciada da realidade, eu consiga ajudá-los a pensar os espaços disponíveis, mas temos:

*Direito Militar;

*Direito Digital;

*Direito Marítimo

*Direito Aeronáutico

No próximo blog iremos detalhar ainda mais algumas áreas em que podem ser excelentes para você desbravar!

Compartilhe este blog

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

 
 
 
  • Ajudando nossos alunos a alcançar seus objetivos

    AFC EDUCAÇÃO
    A AFC Educação é uma instituição privada de ensino conduzida por apaixonados pelo ensino e advogados, que pretendem colocar no mercado cursos diferentes dos já realizados, sem burocracia, com ideias novas e direcionados para a PRÁTICA, para o dia a dia dos alunos e da maneira como o conteúdo poderá ser aplicado na prática. Aliado a isso, aqui você tem contato direto com o professor, de maneira a ter o melhor aprendizado possível. A AFC Educação está localizada na cidade do Rio de Janeiro e proporciona aos seus alunos cursos nas mais vari...

Contato

  • Whatsapp: +55 (21) 971878964

Siga-nos

Ajudando nossos amigos a alcançar seus objetivos AFC EDUCAÇÃO
A AFC Educação é uma instituição privada de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro que proporciona aos seus alunos cursos nas mais variadas áreas: Concursos Públicos, OAB e Capacitação. Tem como principal objetivo ajudar seus alunos a alcançarem seus objetivos, conseguindo uma vaga ou proporcionando uma capacitação de forma a ampliar sua área de atuação no mercado, alavancando sua carreira.